Xilitol, uma opção natural para substituir o açúcar, agora à venda em Porto Alegre

Em nossa última reunião científica, outro assunto que abordamos foi o uso de adoçantes, ou substitutos do açúcar como também são chamados. O tema foi pesquisado pela Dra. Anna Correa Santos, Periodontista e Coordenadora do Programa de Prevenção e Manutenção da Saúde  da Clínica SABRE, com o apoio e consultoria de nossa querida Melissa Suarez, nutricionista e proprietária do Gourmet Saudável

Fresh Stevia Rebaudiana and sugar in a spoon

Stevia, adoçante natural

 

O uso dos substitutos da sacarose (açúcar branco) tornou-se uma prática comum. Na busca por um consumo de menor número de calorias ou por indicações médicas (diabetes)  e odontológicas (prevenção de cáries). No entanto, a maioria dos adoçantes são moléculas sintetizadas artificialmente e pouco se sabe sobre a segurança do consumo destas substâncias. Na verdade, alguns adoçantes, estão associados ao desenvolvimento de outras doenças em vários estudos científicos. Neste grupo, encontram-se, por exemplo, aspartame, sacarina e ciclamato de sódio.

Existe uma molécula também sintética, a sucralose, e por ainda não existirem estudos que associem este adoçante com outras doenças e por seu sabor semelhante ao do aúcar, esta é uma das opções disponíveis no mercado. Contudo, se você segue uma linha que busca uma alimentação mais natural, existem, pelo menos,  dois adoçantes que atendem a este critério. A STEVIA, que é produzida a partir de um planta do Paraguai e o XILITOL que é naturalmente presente em frutas e legumes.  São estes então os substitutos de açúcar que a SABRE Odontologia Inteligente recomenda.

 

Xilitol substituto do açucar

Xilitol, adoçante natural

A Stevia, possui um sabor mais amargo e custo semelhante aos demais adoçantes. O Xilitol, por sua vez, proporciona benefícios a saúde, pois tem propriedades antibacterianas e atua elevando o PH da boca, protegendo contra a cárie dentária.  Apresenta aproximadamente metade das calorias e um sabor similar ao do açúcar. O valor ainda é elevado por ser novidade no Brasil, mas com o aumento do consumo a tendência é diminuir seu custo. Em porto alegre, você encontra Xilitol à venda em embalagens de 300g nas lojas Ponto Natural, na Zona Sul,   Semente da Saúde, na Av. Nilo Peçanha e nas lojas da rede Natureba.

Se você gostou, curta, compartilhe ou deixe seu comentário!

 

 

8 Responses

  1. excelente! adorei esta matéria! só fiquei surpresa, sobre o adoçante sucralose! eu uso ele e Stevia! vou passar usar só Stevia e xilitol, amei, muito bom.

    • sabreodonto disse:

      Que bom, Shirlei ficamos felizes em conseguir trazer conteúdo relevante. Qualquer dúvida, é só falar que faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudar! Abraços. Dr. Renato Cremonese e equipe SABRE

  2. […] dois exemplos de cremes sem flúor e com xilitol (adoçante natural com propriedades antibacterianas): Malvatrikids Baby e Gel Dental Bitufo […]

  3. Luiz Fernando S.Pereira disse:

    Hoje consultei na SABRE Gravataí e o Dr.Renato falou inclusive que tem goma de mascar que protege os dentes e evita cáries. Acho que poderiam colocar no site os locais que vendem estes produtos ou nas clínicas, inclusive o Xilitol.
    Um abraço..Luiz Fernando.

  4. Bernardina disse:

    Moro em São Luís do Maranhão e gostaria de saber se só compro este xilitol no site ou onde mais posso acha lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *