O que fazer para a criança não ter medo de dentista?
Os pais ainda tem um receio grande de como será a primeira ida do filho ao dentista e, com isso, acabam muitas vezes fazendo coisas que podem prejudicar e criar o medo na criança.
A dica mais importante é levar a criança ainda bebê (o ideal é que seja no primeiro ano de vida) e depois fazer as revisões com a frequência que o dentista indicar. Não deixe para levar seu filho apenas quando ele tiver dor ou algum outro problema.
Nada melhor do que consultas de prevenção para a criança ir se acostumando com o ambiente do consultório.
Além disso, existem coisas que podem ser feitas em casa antes da primeira visita:
– Tornar a escovação um momento agradável ajuda muito. Contar uma história, cantar uma música ou inventar uma brincadeira para esse momento torna a higiene bucal uma rotina tranquila.
– Apresentar desenhos que mostrem o dentista como alguém legal e evitar os que mostrem o dentista como malvado.
– Pode deitar a criança na cama e pedir pra abrir a boca ou só olhar os dentes dela e falar coisas como:
“A dentista vai olhar seus dentes que nem a mamãe/papai, mas ela tem um espelho muito legal no qual os dentes gostam de se olhar“
“Sabe quantos dentes você tem? O dentista pode contar e nos dizer quantos são“
“A dentista tem uma cadeira que parece uma nave espacial que sobe e desce. Só super-heróis/princesas sentam nela“
“Vamos mostrar pra dentista como seus dentes são bonitos! Ela vai ficar feliz e vai deixar eles bem cheirosos e brilhantes“.
Se a criança tem alguma cárie: “Acho que tem um bichinho morando no teu dente. Ele até fez uma casinha. Temos que ir no dentista mostrar. Ele sabe fazer o bichinho sair e ainda vai deixar seus dentes branquinhos“
–NÃO DIGA:
“você tem que se comportar”
“Se não se comportar não vai ganhar tal coisa”
“A dentista não vai fazer nada, não precisa ter medo”
IMPORTANTE: NUNCA diga “Se não se comportar vai levar uma injeção”, caso ele ainda chore e não se comporte na consulta, pois um dia ele pode precisar ser anestesiado e isso só dificultará o procedimento.
Tudo isso evitará que a criança cresça com medo e se torne um adulto com odontofobia (como a Dra. Marina Rezende falará em seu texto).
Esqueça a possibilidade da criança ter medo ou não se comportar. Não dê essa opção a ela. Acredite que tudo vai ser incrível e passe isso para ela.
Uma outra dica muito IMPORTANTE é que a criança consulte um especialista ODONTOPEDIATRA, pois este profissional estuda técnicas de psicologia, além de usar termos lúdicos e ter paciência para apresentar tudo com calma e tirar as dúvidas dos pais e das crianças.
TODA CRIANÇA MERECE UM ODONTOPEDIATRA!

1 Comentário